Esta noite, a partir das 20h30, realiza-se a representação dos últimos momentos da vida de Jesus, em Aldeia Velha, no concelho do Sabugal.
Alexandre Martins, mentor desta iniciativa, explica que a representação se inicia com Jesus na chegada a Jerusalém, montado num burro, e depois “temos o momento da Ceia, na Igreja, e o lavar dos pés. De seguida sai-se daí e Jesus é levado a Caifás. Depois segue-se para o jardim das oliveiras, Jesus é novamente levado a Caifás e depois a Pilatos. Na aldeia, numa grande tenda, é feito o julgamento por Pilatos (interpretado por Alexandre Martins), com perguntas, exclamações e castigos, e é condenado Jesus”.
As ruas de Aldeia Velha vão estar mais iluminadas do que o habitual, para ver passar a representação. “Jesus sai com a cruz a caminho do calvário. A Via-Sacra retrata os momentos da presença de Sirineu e Madalena, e voltamos a uma tenda, no largo da aldeia, para a crucificação, mas pelo caminho as pessoas vão ser surpreendidas pelo momento em que se encontra Judas enforcado”, conta Alexandre Martins, que diz, “é uma coisa que comove”.
Os ensaios iniciaram-se nos primeiros dias de Janeiro, e a representação da Paixão de Cristo, que durará cerca de duas horas, conta com a participação de mais de 40 actores / pessoas de Aldeia Velha.
Sem comentários:
Enviar um comentário