AVISO - Este blog está no FACEBOOK -

Porque a vida não é como nós queremos e o dia só tem 24 horas, vou deixar de actualizar este blog, diáriamente como era meu hábito.
Passarei a publicar, no Grupo existente no Facebook. (link à vossa direita)
Publicarei aqui, apenas, alguns eventos que por vezes enviam por mail.
Não é um abandono, mas antes uma gestão de tempo.
Por falar em tempo, alguém tem umas horitas que me possa dar?

Deixei mesmo, de actualizar o blog e a página no facebook. Como já referi o tempo não é muito e a vida leva-nos para outros caminhos. Era um projecto que eu pensava, conseguir ajuda para o actualizar diariamente, mas não tive sucesso.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

CASA MUNICIPAL DA CULTURA DE SEIA - Agenda MAIO


CINE-TEATRO DA CASA MUNICIPAL DA CULTURA

MUSICA

Dia 8 | 22:30 Horas
QUADRILHA
ARTIS 2010 – IX Festa
Foto 1 Quadrilha.jpgdas Artes e Ideias de Seia


Ficha Técnica / Artística
Luís Bento, Rechena, Amadeu, Nick, Sebastião (SEB)
Duração: 1:15H; Público: Todos; Tipologia: Música / Folck; Entrada: Livre


Sinopse:
Depois de cinco álbuns editados “a falar de muitos contos e a contar muitas falas (…)” surge “Deixa que aconteça”, o primeiro álbum ao vivo da Quadrilha. O espectáculo que lhe deu origem foi o ponto de partida para a alegria e emoções já conhecidas e que fazem parte dos concertos que a Quadrilha apresenta. Misto de sonoridades inebriantes onde se destacam a voz, o violino, a concertina e as flautas, sobre uma base rítmica forte, a Quadrilha consegue aliar as melodias tradicionais à modernidade e sonoridade derivadas da "pop" – ouça-se “Levitação Azul” um dos novos temas.




CINE-TEATRO DA CASA MUNICIPAL DA CULTURA

TEATRO AMADOR

Dia 13 | 21:30 Horas – “Entre Giestas” de Carlos Selvagem
Motin – III Mostra de Teatro Infanto-juvenil do Concelho de Seia

Interpretação: Clube de Expressão Dramática Escola Evaristo Nogueira
Direcção Técnica/Encenação: Isabel Cardoso Almeida

Sinopse
O Drama decorre numa aldeia beirã onde os ideais da República ainda não tinham chegado, vivendo-se na simplicidade do mundo rural.
Apenas a mobilização dos jovens para participarem na 1ª Guerra mundial alterou o quotidiano rural beirão, cheio das intrigas e enredos da condição humana: amor, traição, ciúme, inveja…
Esta peça de Teatro foi representada pela primeira vez no ano de 1917 no antigo Teatro República em Lisboa.
Este texto insere-se também nas comemorações do Centenário da República promovidas pelo Município.



CINE-TEATRO DA CASA MUNICIPAL DA CULTURA

MUSICA

Dia 15 | 21:45 Horas
HUGO RODRIGUES CONCERTO
Higo Rodrigues.jpgARTIS 2010 – IX Festa
das Artes e Ideias de Seia


Hugo Rodrigues – voz e guitarra acústica
André Rodrigues – guitarra baixo
João Nogueira – bateria e programações
Zé Júlio – guitarra eléctrica
Tozé Novais – teclados e voz


Entrada livre

Hugo Rodrigues, licenciado em Música, compositor e músico. Actualmente lecciona na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.
Desde há muito tempo que a música e o espectáculo são uma constante actividade. Começou o seu percurso musical quando frequentava o 11º ano de ensino secundário, e a partir daí as músicas foram surgindo e o desejo de expressar foi tomando forma. Participações em vários festivais de música - Festival RTP da Canção, 2001 e programas televisivos, como Sic 10 Horas com Fátima Lopes - foram uma ajuda preciosa para manter viva a “chama de música”. Os dias eram passados com a composição, produção e gravação das músicas originais que iam surgindo. As influências são muitas, escusando-se mencioná-las para evitar atropelos.
Neste concerto serão apresentadas algumas músicas originais, que Hugo Rodrigues compôs e produziu, para que nesta noite, cada um as leve como suas.


Urban Spirit

A Abrir o Concerto de Hugo Rodrigues estará a Banda de Hip Hop Urban Spirit.
Existindo desde 2001, os Urban Spirit têm um estilo próprio com influências do movimento Nacional de Hip-Hop. As suas líricas são direccionadas para fazer alertas sobre a situação social em Portugal, sobretudo as que têm mais impacto e urgência de mudança na sociedade. Baseados nas suas referências, foram criando música, dentro do seu estilo, sempre com uma mente consciente, divulgando o seu trabalho nos media, e através de todos os amigos, os Urban Spirit, criaram com esforço uma marca que desde 2001 tem vindo a estar presente nos eventos musicais mais importantes da sua região.






CINE-TEATRO DA CASA MUNICIPAL DA CULTURA

MUSICA

Dia 16 | 15 Horas
UM FESTIVAL ESPECIAL

Festival Especial.jpg“Um Festival Especial” é o nome de um evento onde pessoas portadoras de Deficiência interpretarão o seu talento em diversas áreas artísticas.
O Festival contará com temas interpretados por alunos da Casa de Santa Isabel, de São Romão e do Centro de Actividades Ocupacionais da Casa do Povo de Seia e com a actuação do coro de surdos do colégio Bissaya Barreto de Coimbra.
Para além de proporcionar a participação das pessoas portadoras de deficiência nesta iniciativa pública, este projecto tem como objectivo essencial eliminar preconceitos e contribuir através de diferentes técnicas, para uma melhor interacção social e de cidadania em ambiente de festa e convívio. Por isso, este espectáculo é um grito alto... de esperança, força, determinação e talento.

casa santa isabel.jpg.gif                                              Seia logo1_RGB.jpg         CBB pequeno







CINE-TEATRO DA CASA MUNICIPAL DA CULTURA

TEATRO AMADOR

Dia 20 | 21:30 Horas – “O Nascer da Liberdade”

Motin – III Mostra de Teatro Infanto-juvenil do Concelho de Seia

Interpretação: Clube de Teatro Escola Dr. Abranches Ferrão Arrifana
Direcção Técnica/Encenação: Gina Santos e Fernanda Nascimento

Sinopse

A implantação da República trouxe-nos uma forma diferente de olharmos o mundo, novos valores como liberdade, igualdade cidadania.
Em palco vão estar personagens que nos farão reflectir sobres estes valores e sobre a nossa integração na sociedade.
Este trabalho insere-se também nas comemorações do Centenário da República promovidas pelo Município.





CINE-TEATRO DA CASA MUNICIPAL DA CULTURA

TEATRO AMADOR

Dia 25 | 21:30 Horas -

... Escola Secundária de Seia, Turma M, 12º Ano



 foto cromosO ambiente continua sob ameaça. Por mais esforços que se desenvolvam, os interesses económicos sobrepõem-se aos interesses ambientais. É esta a realidade que os alunos da turma M do 12º Ano, do curso Técnico de Gestão do Ambiente, da Escola Secundária de Seia, vão apresentar, através de uma peça cómica da sua própria autoria. Esta peça, que surge de mão dada com a dança, promete proporcionar um momento de descontracção e boa disposição, abrindo caminho a reflexão. 

Entrada: 1 Euro







CINE-TEATRO DA CASA MUNICIPAL DA CULTURA

TEATRO AMADOR

Dia 27 | 21:30 Horas – “Xadrez… Xeque Mate” de José António Baptista
Motin – III Mostra de Teatro Infanto-juvenil do Concelho de Seia

Interpretação: Alunos do 8º Ano A da EB 2,3 Guilherme C. Carvalho
Direcção Técnica/Encenação: José António Baptista e Otília Sampaio

Sinopse
Um rapaz de raça”negra”, revoltado com a xenofobia e conflitos existentes no bairro onde reside, resolve colocar um anúncio num jornal, para formar o grupo” Todas as Cores” com o objectivo de minimizar e superar problemas de cidadania, existentes naquele bairro. Perante “paixões” e “discussões” que se geram no seio do grupo, a mãe, negra, do líder do grupo adoece e é levada para o hospital recusando-se terminantemente a ser observada e tratada por um médico de raça “caucasiana”, causando um grande desgosto ao filho, por pensar que tinha uma mãe anti-xenofobia. O médico por, por sua vez, cura-a de uma grave doença. No seio do grupo existe um rapaz diferente, que se desloca numa cadeira de rodas e, que vive revoltado, por pensar que os outros elementos sentem pena dele, pelo estado em que se encontra. Ele espera ansiosamente, um tratamento em Cuba. Depois de algumas situações mirabolantes, dá-se o reencontro entre o rapaz vindo de Cuba e o grupo. Um final surpreendente…




CINE-TEATRO DA CASA MUNICIPAL DA CULTURA

TEATRO AMADOR

Dia 29 | 21:45 Horas
A COISA

A Coisa.jpgFicha técnica / Artística
Autor: António Luís Vaz Patto; Encenação e Direcção de Actores: José Silva Baptista; Interpretação: Ana Reis, Catarina Meireles, Daniela e Vanessa Simões, Tita Narciso, Hélder Correia, Luíz Morgadinho, Nuno Santos, Ricardo Sequeira; Cenografia: Colectivo das Caricas; Design gráfico: Luíz Morgadinho; Músicos: António Luís Vaz Patto, João Vieira; Música original: António Luís Vaz Patto, João Vieira; Sonoplastia: Luís Antero; Multimédia: Rui Tavares; Figurinos: Colectivo das Caricas

Entrada Livre

Sinopse
Esta abordagem crítica à sociedade ocidental segundo uma visão redutora e multimédia, sob a perspectiva de faunos que se vão divertindo com a condição miserável inerente aos seres humanos, serve, friamente, a constatação de que a paixão, por vezes, é mesmo uma doença de ociosos.
A encenação acrescenta-lhe, como característica aglutinadora, a misoginia que o autor deixa entrever nos seus textos, direccionando-a para oligarquias religiosas que se gastaram durante séculos a perseguir e humilhar mulheres e homens fracos, manipulando-os e fazendo-os sentir-se, paradoxalmente, parte desse todo que sempre lhes esteve vetado.

www.casadaculturadeseia.com

Sem comentários:

Mapa dos MONTES HERMINIOS.