AVISO - Este blog está no FACEBOOK -

Porque a vida não é como nós queremos e o dia só tem 24 horas, vou deixar de actualizar este blog, diáriamente como era meu hábito.
Passarei a publicar, no Grupo existente no Facebook. (link à vossa direita)
Publicarei aqui, apenas, alguns eventos que por vezes enviam por mail.
Não é um abandono, mas antes uma gestão de tempo.
Por falar em tempo, alguém tem umas horitas que me possa dar?

Deixei mesmo, de actualizar o blog e a página no facebook. Como já referi o tempo não é muito e a vida leva-nos para outros caminhos. Era um projecto que eu pensava, conseguir ajuda para o actualizar diariamente, mas não tive sucesso.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Casa Museu exposição permanente Salgueiro


Casa Museu Nuno Miguel Henriques tem em exposição permanente, objectos tradicionais da Região da Serra da Estrela, associados a uma decoração peculiar, cuja originalidade é ser composta por antigos cenários de espectáculos de Teatro. 

A casa Museu pode ser visitada, mas tem a particularidade de poder ser usada como Turismo Cultural, podendo os seus visitantes pernoitar em um dos Quartos Rústicos do edifício principal.


......................

A Freguesia de Salgueiro fica na zona dos Três Povos com casas apalaçadas, calçadas romanas, bibliotecas, bombeiros e centro de saúde ficando a cerca de 20 km da Covilhã, 12 km de Sortelha, 7 km de Caria (A23), 20 km do Fundão, 38 km de Monsanto, 15 km de Penamacor e 13 km de Belmonte, isto é no limite de vários concelhos como sejam Covilhã, Fundão, Belmonte, Penamacor e perto de Idanha-a-Nova, e Espanha (33 km).

No Centro das Aldeias Históricas fica esta linda e tradicional aldeia de seu nome Salgueiro, onde as águas ainda correm Cristalinas e as árvores seculares ainda persistem em fazer vento frio e quente, e os milhos são malhados nas eiras e a fruta é saborosa e sem químicos.



A Aldeia tem como oráculo, o Apóstolo São Bartolomeu, existindo tradições e rituais em volta do culto ao Santo, sendo no dia 24 de Agosto, considerado feriado Informal, por ser a data que se assinala no calendário litúrgico, o dia de São Bartolomeu. A Igreja datada dos anos de 1600 fica a poucos metros da Casa Museu e da Casa D. Isabel, existindo muitos rituais que se repetem anualmente em alturas específicas como o “Enterro das Almas”, “Procissão do Senhor dos Passos”, “Compasso Pascal”, “Madeiro de Natal”, “Via Sacra”, entre outras.

Um conceito inovador de Turismo Natural, o centro do Salgueiro, que como o próprio nome indica é local de águas correntes e tanto é que na zona pode praticar pesca, caça ou descansar em praias fluviais ou praticar outros desportos de aventura.

Esta aldeia tem ainda preservadas todas as características regionais como fontes, minas de água, minas de minérios, lagares, adegas, casa de pedra, locais de interesse arqueológico, antropológico, histórico e cultural, bem como paisagens agrícolas de relevante interesse e zonas de pecuárias ricas na variedade, com destaque para a Pastorícia desta zona de planície, onde sempre se fizeram e fazem os melhores queijos de ovelha do mundo. O pão caseiro de centeio, leite do produtor e outros bens de produção e confecção local, sempre que solicitado previamente, são colocados ao dispor dos que visitam o Turismo Cultural.

Esta casa tem um Pátio, daí ser conhecido o espaço também como Pátio das Ideias, pelo que a privacidade é uma constante.

Este é o local ideal para um grupo de amigos, família, casal, ou colegas se juntarem para conhecerem melhor o mundo rural de Portugal, e um dos poucos locais não destruídos pelos Incêndios florestais do ano 2003.




Sem comentários:

Mapa dos MONTES HERMINIOS.