AVISO - Este blog está no FACEBOOK -

Porque a vida não é como nós queremos e o dia só tem 24 horas, vou deixar de actualizar este blog, diáriamente como era meu hábito.
Passarei a publicar, no Grupo existente no Facebook. (link à vossa direita)
Publicarei aqui, apenas, alguns eventos que por vezes enviam por mail.
Não é um abandono, mas antes uma gestão de tempo.
Por falar em tempo, alguém tem umas horitas que me possa dar?

Deixei mesmo, de actualizar o blog e a página no facebook. Como já referi o tempo não é muito e a vida leva-nos para outros caminhos. Era um projecto que eu pensava, conseguir ajuda para o actualizar diariamente, mas não tive sucesso.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Exposições no Paço da Cultura patentes até ao próximo dia 31 de Dezembro

   

A Câmara Municipal da Guarda, através do Núcleo de Animação Cultural, inaugurou no dia 26 de Novembro, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Paço da Cultura da Guarda as Exposições "O Esplendor Musical Egitaniense - Mestres de Capela na Sé da Guarda - Séc. XVI a XIX" e "Presépios". Simultaneamente, foi também inaugurado o novo Presépio dos Claustros do Paço da Cultura, da autoria de Rui Miragaia.
A exposição "O Esplendor Musical Egitaniense - Mestres de Capela na Sé da Guarda - Séc. XVI a XIX" é coordenada cientificamente pelo Dr. João Pedro Delgado, licenciado em Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, e está integrada nas comemorações do 810º Aniversário da Atribuição do Foral à Cidade da Guarda. A inciativa pretende trazer a público um pouco da História Musical da cidade, dos seus Bispos e Mestres de Capela. Por aqui terão passado eclesiásticos formados nas Universidades de Paris, Coimbra ou Salamanca, bem como Mestres de Capela que mais tarde vieram a ser Lentes da Cátedra de Música da Universidade de Coimbra, tendo assumido, também, cargos relevantes noutras Catedrais, cujas obras foram apreciadas, elogiadas e encomendadas por Reis como D. Sebastião ou D. Filipe II de Espanha, ou que terão visto, ainda, a sua música ser editada em casas Espanholas e Flamengas. O esplendor musical que se viveu nessa época na diocese Egitaniense é um indicativo seguro de que a Guarda alcançou uma espantosa importância social no contexto Ibérico. Em "Presépios" poder-se-á apreciar o trabalho de artesãos da Guarda: Maria Adozinda Cunha da Cruz, Rosa Carrilho, Helena Saraiva, Virgínia Almeida, Helena e Natália Abrantes, José Matos, Francisco Gonçalves e Fernando Nelas porque, hoje em dia, o presépio é uma manifestação artística com grande significado, havendo quem dedique o seu trabalho, exclusivamente, a este tema explorando os mais diversos materiais e desenvolvendo originais representações.

Sem comentários:

Mapa dos MONTES HERMINIOS.