A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço tem o gosto de apresentar a Iª Feira de Leitura da Guarda, que decorrerá nos dias 4, 5, 6 e 7 de Março de 2010, no Centro Comercial Vivaci - Guarda, das 10h00 às 20h00
A Feira de Leitura proposta pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, comemora um ano de actividades de promoção do livro e leitura.
Ao longo do ano de 2009, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço desenvolveu um trabalho de promoção do livro e da leitura na comunidade. Para o efeito, foram convidados promotores de leitura de renome com larga experiência em promoção do livro e da leitura. Estiveram na Biblioteca Municipal, escritores, contadores de histórias, técnicos da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, da Biblioteca Nacional e da Fundação Calouste Gulbenkian. Alguns dos trabalhos realizados foram a Hora do Conto nas escolas e na Biblioteca, Cursos de Formação para a comunidade em geral, Academia Sénior da Guarda, professores e profissionais das Bibliotecas Municipal e Escolares.
A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço promoveu ainda palestras, encontros com escritores e sessões de contos para pais e filhos. Criou e realizou, no Verão, o simpático projecto de promoção do livro, os Piqueniques Literários, que contou com a total adesão das famílias. Manteve durante todo o ano, cursos de formação para a equipa da Biblioteca, preparando-a para um melhor atendimento do público, de forma a promover o livro e o gosto pela leitura.
Através das palestras, dos cursos de formação e projectos de leitura, a Biblioteca formou uma rede de amigos, com os quais conta na participação e divulgação das actividades, cursos, palestras ou exposições. Contamos também com a participação de alguns leitores voluntários. É deste modo que pensamos a promoção da leitura na comunidade.
Com o apoio da comunidade, sugerimos actividades e recebemos propostas, ideias e sugestões sobre a melhor forma de fazer chegar o livro às mãos dos leitores, de uma maneira eficiente e, procurando que esta leitura lhes proporcione momentos agradáveis.
A Biblioteca Municipal estará sempre de portas abertas, esperando por cada cidadão que a queira apoiar e incentivar na prática da leitura no nosso Concelho.
Pretendemos estender estas acções de promoção do livro e da leitura para além dos muros da Biblioteca Municipal, formando uma comunidade de leitores. Para o efeito, investimos e acreditamos profundamente nas novas gerações de leitores.
Pensamos que a leitura deve ser oferecida às crianças e aos jovens, à semelhança do que ocorre com os cuidados de higiene, educação e saúde. O maior e o melhor tesouro, que podemos deixar de herança a uma criança, chama-se leitura. Ela traz-nos cultura e conhecimento e, o conhecimento é um património que nos acompanhará ao longo das nossas vidas.
O que pretendemos levar para a Feira de Leitura?
Os livros e as leituras que já fizemos em casa e na escola; o destaque principal será para o livro. Pretendemos que as pessoas toquem nos livros, que os folheiem e que, num cantinho aconchegante da feira, se possam deliciar com a leitura.
Todos os anos, os dados estatísticos, nacionais e internacionais, mostram-nos os baixos índices de leitura entre as crianças, e principalmente, entre os jovens. Acreditamos ser possível apontar soluções, propor saídas e juntos trilharmos caminhos que nos levem a uma melhoria dessas estatísticas, colocando o Concelho da Guarda em destaque.
A leitura é uma actividade para ser desenvolvida no dia-a-dia, em casa e na escola. A Feira de Leitura como o próprio nome sugere, é um evento onde se pretende mostrar um trabalho desenvolvido e ter a leitura na ponta da língua!
Em seguida sugerimos algumas actividades que poderão ser desenvolvidas para apresentação na Feira de Leitura:
Actividade 1
Seleccionar livros e deixar que cada criança escolha o livro que quiser. Estimular para que sejam lidos. Deixar a escolha livre, colocar livros diferentes: com pouco texto, com texto sem imagem, com imagem sem texto, com texto e ilustrações, etc… Esta selecção é muito importante. Se precisar de ajuda, poderá solicitar os livros e sugestões à Biblioteca Municipal ou às Bibliotecas Escolares.
Mas… como quem conta um conto aumenta um ponto, o que fazer depois desta actividade com leituras? Sentados em círculo vamos conversar sobre o que se leu. O que mais gostaste? Porque gostaste? O que menos gostaste? Lembras-te do título do livro? E do nome do autor e do ilustrador? Aqui, os professores ou os pais devem falar da importância de reter o nome do autor e do ilustrador. E por que é importante conhecer o autor e o ilustrador?
Sugerimos repetir esta actividade com frequência, pois assim estaremos a permitir a formação do leitor crítico. Além de dar a nossa opinião, ouviremos a opinião dos outros. Estimularemos o debate e também o respeito pelas opiniões dos outros. Este modelo de trabalho pode ser repetido vezes sem conta. O que temos de mudar são os livros a trabalhar.
Actividade 2
Leituras Compartilhadas – propomos para esta actividade um trabalho realizado com pares. Um livro para cada dois alunos. Cada um lê um pouco do livro. À medida que forem trocando de livro, podem também trocar de par. No final, sentados em círculo, vamos repetir mais ou menos a mesma avaliação da actividade anterior. É importante que todos falem e que dêem a sua opinião sobre o que leram.
Actividade 3
Propomos que se leiam, numa primeira etapa, todos os textos escritos dos livros escolhidos. Numa segunda etapa, que se leiam apenas as ilustrações e, numa terceira etapa, que se faça um jogo de memória para saber quantos autores e ilustradores conseguimos conhecer naquelas leituras.
Num outro momento, cada par lerá em voz alta uma parte do seu livro. Deve dar-se tempo para que os pares se preparem. Podem fazer um ensaio. Este não é um concurso para ver quem lê melhor, mas sim um modo divertido de ler em voz alta. Para os que ainda não sabem ler, os pais e os professores podem dar uma ajuda, pedindo que repitam, dando um destaque especial às imagens. Na hora da avaliação final, não é recomendável notar quem leu melhor ou pior, pois essa atitude pode inibir o surgimento de um futuro leitor.
Todas as actividades devem terminar sempre com uma conversa, ou seja, uma avaliação sobre o que se fez e o que se leu.
Outras sugestões
Sugerir que os alunos tragam os seus livros de casa para a escola, para os partilharem com os colegas. Incentivar que os alunos levem os livros da escola para casa para os partilharem com a família.
Promover, na escola, uma pequena Maratona Semanal de Leitura, onde, durante uma hora, haverá sempre alguém a ler um livro. Locais sugeridos: a Biblioteca Escolar ou a sala de aula.
Convidar os pais para virem ler para as crianças, na sala de aula.
Fazer uma visita à Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço com a sua turma ou com o seu filho.
Estimular o empréstimo e a troca de livros entre as crianças. Para o efeito, promover na escola uma feira de troca de livros, Banda Desenhada, Cd´s e Dvd´s.
Usar o tempo final da aula para as actividades de leitura.
Criar, no programa curricular semanal, um horário dedicado à leitura e a comentários sobre leituras efectuadas.
Tentar sempre trabalhar em conjunto, a escola com a família, pois as parcerias induzem a melhores resultados na promoção do livro e da leitura.
Ensinar o respeito e o cuidado que devemos ter com os livros ao folheá-los, não dobrá-los, não amassar as páginas. Ensinar que o livro é feito de papel e o papel vem das árvores. Ensinar também que cada livro contém um tesouro guardado e que cada leitor deve ser o guardião desse imenso tesouro que é a leitura.
Estas sugestões parecem muito simples e são realmente, pois o segredo das grandes realizações e das grandes conquistas consistem muitas vezes na simplicidade das ideias e das suas práticas.
Além destas sugestões, contamos com o seu contributo e imaginação para que outras possam surgir.
Contamos com o apoio de todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário