AVISO - Este blog está no FACEBOOK -

Porque a vida não é como nós queremos e o dia só tem 24 horas, vou deixar de actualizar este blog, diáriamente como era meu hábito.
Passarei a publicar, no Grupo existente no Facebook. (link à vossa direita)
Publicarei aqui, apenas, alguns eventos que por vezes enviam por mail.
Não é um abandono, mas antes uma gestão de tempo.
Por falar em tempo, alguém tem umas horitas que me possa dar?

Deixei mesmo, de actualizar o blog e a página no facebook. Como já referi o tempo não é muito e a vida leva-nos para outros caminhos. Era um projecto que eu pensava, conseguir ajuda para o actualizar diariamente, mas não tive sucesso.

domingo, 1 de novembro de 2009

Carta aberta - Manteigas pelo Voo Livre.

Apesar de não ser mais um evento a divulgar, resolvi mostrar esta carta aberta, porque é mais uma maneira de mostrar a nossa Serra, através de um desporto não poluente.
Espero, a curto prazo, estar a divulgar neste blog, uma prova de parapente, de e em Manteigas.





Ex.mo Senhor Esmeraldo Carvalhinho, Presidente da Câmara de Manteigas:

No momento da sua tomada de posse, e esperando que seja um mandato pleno de sucessos, não queria deixar de o alertar para um diamante em bruto que acaba de herdar. O sentido de dever que me move enquanto mero cidadão e piloto de voo livre, neste momento de crise que o País e a região de Manteigas atravessam, não pode pactuar com silêncios confortáveis, Sr. Presidente. Como diz o Presidente da República a propósito das Eleições Autárquicas, "ninguém tem o direito de alhear-se dos problemas da sua terra, das suas perspectivas de desenvolvimento (...)". Manteigas não é a minha terrra, mas passo mais tempo aí do que na minha terra.

Vivo em Lisboa e desloco-me frequentemente a esses vales. Mais de 15 fins-de-semana por ano, ou durante as férias, desloco-me aí para voar ou para me encontrar com amigos. Sou piloto de parapente há bastantes anos, conhecendo muitos locais de voo pelo País e não só. Todavia, o melhor voo que em Portugal se faz é precisamente o que começa no vale do Zêzere, nessas frequesias que o senhor bem conhece. Como eu, há muitos outros pilotos destas bandas e do Porto, de Braga, ou Coimbra, cujo destino favorito é o Sameiro e o Vale de Amoreira.

Organizei pela Federação de Voo Livre o Campeonato do Mundo de Parapente de 2003 e diversas outras provas. Já depois desse Mundial é que foi descoberto (pelo Vítor Baía, do Clube de Voo Livre Vertical) o potencial desses Vales do Zêzere e do Beijame. Se esse potencial tivesse sido descoberto antes, o Mundial teria sido aí, palavra de organizador!

Infelizmente, esse seu "diamante" continua em bruto, porque ainda falta criar as condições para que, turisticamente, Manteigas seja uma opção, nomeadamente para pilotos estrangeiros que demandam preferencialmente Espanha e França, onde há diversos centros de voo desenvolvidos para oferecer boas condições de estadia e de acesso à prática. Mas não melhores condições de voo!

Existe uma base de dados internacional onde se registam os voos pelo trajecto GPS. Nem todos os pilotos registam, mas os grandes voos estão lá. Se clicar aqui e utilizar os filtros correspondentes a voos de distância superior a 100km, verificará que, a cerca de 1050 registos mundiais, correspondem voos de parapente, só deste ano 2009, com distância percorrida superior a 100 km, em todo o mundo, dos quais 36 em Portugal, tendo 30 começado no Vale de Amoreira (da Azinha e da Serra da Azinheira). Se optar por pôr no filtro distâncias superiores a 200km, reparará que Portugal tem 6 voos, todos partindo de Manteigas. Espanha e França têm menos! Como poderá comparar com vários outros países, é uma situação notável, tendo em conta que estas descolagens de Manteigas apenas começaram a ser por nós exploradas há menos de cinco anos, tendo também em conta que os pilotos portugueses são em muitíssimo menor número que os espanhóis ou franceses (por exemplo) e que haverá erros de registo que não mencionam o local de origem.

Já há quatro anos se sabia que o local era promissor. E chegou-se a organizar uma competição internacional em que participaram os 120 melhores pilotos. Os elogios à equipa técnica e à organização foram gerais e entusiásticos, e desde logo houve convites daPWCA para que a equipa técnica liderada pelo Vítor Baía continuasse a organizar outras competições, nomeadamente uma Superfinal que acabou por ocorrer este ano pela primeira vez, mas em Itália.

Se, a nível técnico, o Clube recebeu os maiores elogios, já a outros níveis, a que o Clube foi totalmente alheio, o mesmo não sucedeu. Nem sabemos o que se passou.

Portanto, com a sua eleição à Câmara de Manteigas espero que o seu mandato marque a diferença e que depressa se inicie uma série de acções de apoios locais compatível com essa pérola do Voo Livre - e que não há em qualquer outro local do País: o Clube Vertical, que não represento, precisa de todos os apoios, mas sozinho não vai lá!

Essas acções têm a ver com a reabilitação de acessos aos vários pontos de descolagem, alargamento de algumas descolagens, transporte dos pilotos dos principais centros urbanos para aí e candidatura a Fundos Europeus para garantir a permanência e o apoio logístico com estrutura local durante vários anos.

A nível federativo, com a nova Direcção da FPVL, quero acreditar que o Sr. Presidente encontrará os apoios para relançar, a partir de Manteigas, o Voo Livre nacional.

E relançá-lo passa por continuar a organizar competições nacionais e internacionais, sem o que o local não será divulgado o bastante. Aos pilotos europeus nórdicos, ingleses, alemães, etc. só falta um pretexto para se mudarem para cá definitiva ou temporariamente.

A propósito de provas, não posso deixar de assinalar que o Sameiro (a descolagem da Azinha) vai receber em Agosto próximo uma competição denominada PWC Serra da Estrela / Portugal, mas é organizada a partir de Linhares da Beira. Linhares é óptimo para aprender e para progredir. Mas todos os pilotos sabem que o potencial de voo de Manteigas é muito superior ao de Linhares, por isso cada manga diária que aí vier a decorrer vai ser determinante para o sucesso da PWC Serra da Estrela, ou seja, teremos uma prova de Manteigas a fazer de conta que é em Linhares. E quanto mais for de Manteigas, maior sucesso. Por nós, tudo bem, o Clube há-de dar todo o apoio que lhe for solicitado, mas se o "diamante" estivesse mais lapidado...

Assim, sabendo que o Sr. Presidente é um lutador - pela sua terra - e pessoa de convicções, estou certo que saberá encontrar parcerias com as aurtarquias vizinhas, com o QREN, com a Federação de Voo Livre e, sobretudo, com o Clube de Voo Livre Vertical, associação que não represento, mas a que tem que dar-se muito apoio.

E, por muitos apertos que os pilotos sofram - os apertos decorrentes desta grave crise económica e social - estou certo que se se levantar em Manteigas a possibilidade de organizar novos eventos e dar mais apoios ao Parapente, o Sr. Presidente vai ter aí muitos pilotos a associarem-se-lhe. Confiante na sua iniciativa, começarei por eles a divulgar-lhes esta carta aberta.

Com votos de muito sucesso para Manteigas, deixo-lhe o link para uma foto do Martin Sheel (seleccionador da Suíça) da única competição internacional que Manteigas recebeu.
Não podemos deixar de constatar que até a paisagem sai valorizada.

Com os melhores cumprimentos,
António Aguiar

Sem comentários:

Mapa dos MONTES HERMINIOS.