Retrato de Família” é o título da exposição que está patente até 29 de Novembro no Museu da Guarda, no âmbito das comemorações do 120º aniversário do nascimento do pintor Abel Manta.
Esta exposição reúne não só obras suas mas também da mulher, Clementina Carneiro de Moura, do filho, João Abel Manta, e da neta, Isabel Manta.
Abel Manta nasceu em Gouveia em 12 de Outubro de 1888 e morreu em Lisboa em 1982, tendo concluído em 1915 o curso de Pintura da Escola de Belas Artes de Lisboa.
Durante seis anos viveu em Paris, onde frequentou também um curso de Gravura, tendo viajado então pela Europa e visitado países como Itália, cuja pintura renascentista o interessou particularmente. Pintor paisagista e retratista, os seus auto-retratos e retratos (como os de Aquilino Ribeiro, Paiva Couceiro e Bento de Jesus Caraça) são caracterizados por uma forte densidade expressiva.
Esta exposição, organizada pela Câmara Municipal de Gouveia/Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta poderá ser visitada no horário normal do museu de terça a domingo, das 10H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H30. A entrada é gratuita.
Sem comentários:
Enviar um comentário