AVISO - Este blog está no FACEBOOK -

Porque a vida não é como nós queremos e o dia só tem 24 horas, vou deixar de actualizar este blog, diáriamente como era meu hábito.
Passarei a publicar, no Grupo existente no Facebook. (link à vossa direita)
Publicarei aqui, apenas, alguns eventos que por vezes enviam por mail.
Não é um abandono, mas antes uma gestão de tempo.
Por falar em tempo, alguém tem umas horitas que me possa dar?

Deixei mesmo, de actualizar o blog e a página no facebook. Como já referi o tempo não é muito e a vida leva-nos para outros caminhos. Era um projecto que eu pensava, conseguir ajuda para o actualizar diariamente, mas não tive sucesso.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Programa de actividades pedagógicas “As máquinas mudaram a arte”, com direcção de Magda Henriques_UBI_Quarta Paraede


Organizado pela Quarta Parede, em parceria com o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, este programa inclui actividades dirigidas ao público escolar e o Curso de Arte Contemporânea.

Estão abertas as inscrições para o Curso de Arte Contemporânea, “A arte… as máquinas… e a vida”, com direcção de Magda Henriques, que decorre de 31.Outubro’09 a 19.Junho 2010, com a frequência de um sábado por mês, na Covilhã.

No âmbito deste Curso, a Quarta Parede oferece 4 bolsas, que permitem aos candidatos seleccionados frequentar o Curso de forma gratuita. As inscrições estão abertas até dia 19.Outubro’09.

Afim de se informarem sobre as condições de candidatura à bolsa, deverão entrar em contacto com a Quarta Parede através do e-mailqp@quartaparede.pt ou para os seguintes contactos telefónicos: +351 275 335 686 ou +351 969 785 312.

......................

Sobre “A arte… as máquinas… e a vida” Curso de arte contemporânea -
dos finais do séc. XVIII aos nossos dias


Este curso contempla várias sessões de aproximação à arte contemporânea cujo principal mote é a influência da máquina na produção artística contemporânea. Man Ray escreveu no seu ensaio “Fotografia pode ser arte”: “Quando surgiu o automóvel, muitos afirmaram que o cavalo era a forma mais perfeita de locomoção. Estas atitudes resultam do medo da substituição de uma coisa por outra. Nada disso aconteceu. Apenas desenvolvemos o nosso vocabulário. Não conheço ninguém que tente abolir o automóvel porque temos o avião”.

Módulos:
1º Módulo – “Isto é arte?!!!” [12 horas / 2 sessões]
2º Módulo – Marcel Duchamp terá dito: ‘A pintura está condenada. Quem conseguirá fazer melhor que uma hélice?’ [6 horas / 1 sessão]
3º Módulo – A Bauhaus na Alemanha e a Vkhutemas em Moscovo – A arte e a máquina ao serviço da sociedade. [6 horas / 1 sessão]
4º Módulo – A performance e as vanguardas do início do século XX – A mecanização da vida…a robotização do indivíduo [12 horas / 2 sessões]
5º Módulo – Arte, produção em série e sociedade de consumo - da Factory de Andy Warhol à arte urbana dos nossos dias [12 horas / 2 sessões]
6º Módulo – A lã na arte contemporânea [6 horas / 1 sessão]

Biografia Magda Henriques:
Licenciada em História, Variante de Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora de História das Artes, na Academia Contemporânea do Espectáculo e na Universidade do Autodidacta e Terceira Idade do Porto.


É responsável pelo programa de actividades pedagógicas “Derivas Artísticas”, da Associação Circular. Tem desenvolvido actividades pedagógicas, no âmbito da arte contemporânea, destinadas a públicos adolescente e adulto, em colaboração com várias instituições e festivais, em diferentes zonas do país; sendo de destacar a Fundação de Serralves, a Culturgest, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Pavilhão de Portugal em parceria com o Departamento de História da Arte da Universidade de Coimbra, o Centro Cultural Vila Flor, o CENTA, a Quarta Parede/Festival Y, o Festival Escrita na Paisagem, o Centro Cultural de Cascais, o Teatro Maria Matos, escolas e câmaras municipais diversas.






Sem comentários:

Mapa dos MONTES HERMINIOS.