AVISO - Este blog está no FACEBOOK -

Porque a vida não é como nós queremos e o dia só tem 24 horas, vou deixar de actualizar este blog, diáriamente como era meu hábito.
Passarei a publicar, no Grupo existente no Facebook. (link à vossa direita)
Publicarei aqui, apenas, alguns eventos que por vezes enviam por mail.
Não é um abandono, mas antes uma gestão de tempo.
Por falar em tempo, alguém tem umas horitas que me possa dar?

Deixei mesmo, de actualizar o blog e a página no facebook. Como já referi o tempo não é muito e a vida leva-nos para outros caminhos. Era um projecto que eu pensava, conseguir ajuda para o actualizar diariamente, mas não tive sucesso.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Troca de Palavras com... Na biblioteca Municipal - Covilhã

Ashok Hansraj, porta-voz da Comunidade Hindu em Portugal, é o convidado do primeiro "Troca de Palavras com..." de 2010, que decorrerá no próximo dia 28 de Janeiro, Quinta-feira, pelas 21:30 horas, na Biblioteca Municipal da Covilhã.
O Hinduísmo, a terceira religião mais seguida da actualidade e também a mais antiga do mundo, é o tema em análise nesta tertúlia cultural.
Esta religião caracteriza-se por uma grande diversidade de sistemas de crenças e ritos, sendo muitas vezes descrita como um conjunto de religiões com uma linguagem comum. A designação "Hinduísmo" foi criada, no tempo colonial britânico, em substituição da expressão original Sanatana Dharma, que significa "Lei Universal", "Ordem Permanente", "Religião Eterna".
Os fundamentos do Hinduísmo têm origem na antiga cultura védica, e foram transpostos para o Veda (ou Vedas), livro que encerra o conhecimento. Nele se reúnem, há cinco milénios, os ensinamentos de uma tradição oral com cerca de dez mil anos.
Em Portugal, os membros desta comunidade são, na sua maioria, oriundos do Estado de Gujarat, onde se situavam os enclaves de Goa, Damão e Diu, constituintes do antigo Estado Português da Índia. Têm como principal idioma o Gujarati que é ensinado nas instalações da Comunidade e em seis escolas municipais das Câmaras Municipais de Lisboa, Areeiro, Amadora, Loures, Portela e Santo António dos Cavaleiros.
As imigrações mais importantes deram-se por altura das anexações feitas pela União Indiana: em 1954, dos enclaves de Dadrá e Nagar-Aveli; em 1961, das possessões de Goa, Damão e Diu; e, em 1975, em consequência da instabilidade criada pela descolonização de Moçambique.
Fundada por escritura pública, a 14 de Janeiro de 1982, a actual associação da Comunidade Hindu de Portugal conta com 900 sócios e foi criada para representar os cerca de 15 mil hindus residentes em Portugal. Destes, 11 mil vivem na área metropolitana de Lisboa, e frequentam o seu Templo dedicado a Radha Krishna. A associação tem como objectivo preservar esta identidade cultural e religiosa, além de oferecer o apoio necessário para uma melhor integração no País.

Sem comentários:

Mapa dos MONTES HERMINIOS.