AVISO - Este blog está no FACEBOOK -

Porque a vida não é como nós queremos e o dia só tem 24 horas, vou deixar de actualizar este blog, diáriamente como era meu hábito.
Passarei a publicar, no Grupo existente no Facebook. (link à vossa direita)
Publicarei aqui, apenas, alguns eventos que por vezes enviam por mail.
Não é um abandono, mas antes uma gestão de tempo.
Por falar em tempo, alguém tem umas horitas que me possa dar?

Deixei mesmo, de actualizar o blog e a página no facebook. Como já referi o tempo não é muito e a vida leva-nos para outros caminhos. Era um projecto que eu pensava, conseguir ajuda para o actualizar diariamente, mas não tive sucesso.

terça-feira, 20 de abril de 2010

5º Aniversário do TMG tem como destaques os concertos de José Mário Branco e de Zeca Medeiros


Em Abril, o Teatro Municipal da Guarda comemora o seu 5º Aniversário. No programa das festividades está o concerto de José Mário Branco – que há cinco anos abriu a programação do TMG – (dia 25); o concerto de Zeca Medeiros (dia 24); o lançamento do livro “Caminhos. Sinais. Sentidos” (dia 25); e finalmente, uma exposição do Serviço Educativo (de 4 a 14 de Maio).

Filho de professores primários, José Mário Branco cresceu no Porto e frequentou o curso de História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que não concluiu. Expoente da música de intervenção portuguesa, iniciou a sua carreira durante o Estado Novo, tendo sido perseguido e exilado em França, entre 1963 e 1974.
Com ele trabalharam José Afonso, Sérgio Godinho, Luís Represas, Fausto e Camané, entre outros, com os quais participou em concertos ou em álbuns editados como cantautor e/ou como responsável pelos arranjos musicais. Igualmente, compôs e cantou para o teatro, o cinema e a televisão. Em 1974 fundou o GAC - Grupo de Acção Cultural, com o qual gravou dois álbuns.
Agora, 36 anos depois da revolução dos cravos, continua a defender que a cantiga «ainda é uma arma». Com “Resistir é vencer”, o seu último disco de originais, editado em 2005, foi nomeado para o prémio José Afonso nesse mesmo ano.
Foi José Mário Branco quem abriu a programação do TMG há cinco anos atrás e agora está de regresso para cantar no mesmo palco no próximo dia 25 de Abril (domingo).
Na véspera (24 de Abril), um outro companheiro de lutas vai fazer-se ouvir no Café Concerto: Zeca Medeiros. Figura incontornável do panorama cultural português, Zeca Medeiros pertence à rica geração de músicos que cresceram na música de intervenção. Natural dos Açores, a música deste cantautor mostra-nos o sentimento insular de quem vive nas ilhas: a pesca, os anseios e receios dos pescadores que se faziam ao mar atrás de baleias....Foi galardoado com o Prémio José Afonso em 2005 pelo seu disco “Torna Viagem”, o mesmo disco que apresenta no Café Concerto às 22h.
De destacar ainda, no âmbito das Comemorações do 5º aniversário do Teatro Municipal da Guarda, a apresentação do livro “Caminhos. Sinais. Sentidos (TMG 2005-2010)” que terá lugar na tarde do dia 25 de Abril no Café Concerto (às 16h). Uma obra que reúne depoimentos, informações e fotos sobre os primeiros cinco anos do TMG.
Já em Maio, “A minha experiência no Teatro” é o título da exposição de trabalhos que o TMG promove através do seu Serviço Educativo. Ilustração, pintura, fotografia, textos e poesia vão estar expostos no foyer do Pequeno Auditório entre 4 e 14 de Maio. Trata-se de testemunhos pessoais do público que participou nas mais variadas actividades do Serviço Educativo do TMG.

Sem comentários:

Mapa dos MONTES HERMINIOS.