AVISO - Este blog está no FACEBOOK -

Porque a vida não é como nós queremos e o dia só tem 24 horas, vou deixar de actualizar este blog, diáriamente como era meu hábito.
Passarei a publicar, no Grupo existente no Facebook. (link à vossa direita)
Publicarei aqui, apenas, alguns eventos que por vezes enviam por mail.
Não é um abandono, mas antes uma gestão de tempo.
Por falar em tempo, alguém tem umas horitas que me possa dar?

Deixei mesmo, de actualizar o blog e a página no facebook. Como já referi o tempo não é muito e a vida leva-nos para outros caminhos. Era um projecto que eu pensava, conseguir ajuda para o actualizar diariamente, mas não tive sucesso.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Ovni volta a aterrar no TMG

O Ovni regressa ao TMG. Marionetas de Sombras, marionetas humanas, marionetas de fios, sombras chinesas e teatro de objectos marcam presença entre 8 de Maio e 12 de Junho no 2º Festival Internacional de Objectos Vivos. Aos espectáculos juntam-se ainda duas oficinas, uma de marionetas de sombras e outra de teatro de objectos.
Entre 8 de Maio e 12 de Junho, o TMG vai ser invadido pelas marionetas e pelo teatro de objectos, com propostas que ultrapassam fronteiras, vindas de Espanha, Reino Unido, China…
No primeiro dia do festival, e num espectáculo que está também integrado na actividade Famílias ao Teatro, o TMG apresenta “Tik-tak… tik tak….”, do Algazarra Teatro. Nesta história, TIK e TAK são dois Duendes dos bosques encantados que fazem de contadores de histórias. Eles vão apresentar dois clássicos dos contos para crianças: “A Polegarzinha” e “A Princesa e a Ervilha”, ambos a partir de Hans Christian Andersen. Logo após o espectáculo, a Companhia apresentará uma oficina de construção de marionetas para sombra, onde todos os espectadores são convidados a participar.
Numa extensão do prestigiado Titirimundi – Festival Internacional de Tearo de Títeres de Segóvia (Espanha), segue-se, no dia 14 de Maio, o espectáculo “Sombras Chinesas de Hunan”. A arte tradicional de teatro de sombras é aqui apresentada pela Companhia de Hunan, herdeira deste tesouro oriental. Este género do teatro de sombras é caracterizado pelo exagero e pelo realismo das figuras animadas. No TMG a companhia irá apresentar os contos tradicionais “A tartaruga e a ave” e “Os dois amigos”.
E é nas ruas que prossegue o Ovni no dia 29 de Maio. “Big Rory and Ochie the dog” são as duas personagens trazidas por Surreal Mccoy, do Reino Unido, e que prometem surpreender quem circule pelas ruas do centro da cidade às 14h, às 16h e às 18h da tarde. Rorie e Ochie são, respectivamente um gigante escocês que toca gaita-de-foles e o seu fiel cão, muito amado, mas também muito traquinas. Um espectáculo deambulatório que arrebata gargalhadas.
A 2 de Junho são os Títeres de Maria Parrato (Espanha) que se apresentam no festival com o espectáculo “No te assuste mi nombre”, uma história sobre a morte e sobre a vida. Na peça, conta-se o momento da separação entre uma mulher e o seu filho. Espectáculo premiado com o galardão FETEN 2005 na categoria de “Melhor Texto”.
Segue-se, no dia 9 de Junho, a Companhia de Teatro de Marionetas de Mandrágora com o espectáculo “Lenheiras de Cuca Macuca”. Trata-se de uma encenação de José Caldas que o TMG apresenta em duas sessões, às 10h para o público das escolas e às 21h30 para o público em geral. “Lenheiras” (significa mulheres que carregam lenha). O espectáculo «é uma viagem para a construção de uma identidade. A escavação por dentro daquilo que “parece ser” para tornar visível o invisível».
No dia 11 de Junho, a Circolando apresenta, através do seu Projecto Satélite, o espectáculo “Paisagens em trânsito”. A companhia recorre às linguagens do teatro de marionetas, de objectos e do teatro físico para explorar a temática do exílio. Na história há um homem carregado de malas numa estação de comboios imaginária. «Um viajante sem destino com uma história guardada na bagagem». A criação e interpretação deste espectáculo é de Patrick Murys, o mesmo actor/manipulador que no dia seguinte, a 12 de Junho, irá orientar a oficina “Paisagens em Trânsito” para espectadores dos 8 aos 60 anos.

Sem comentários:

Mapa dos MONTES HERMINIOS.