AVISO - Este blog está no FACEBOOK -

Porque a vida não é como nós queremos e o dia só tem 24 horas, vou deixar de actualizar este blog, diáriamente como era meu hábito.
Passarei a publicar, no Grupo existente no Facebook. (link à vossa direita)
Publicarei aqui, apenas, alguns eventos que por vezes enviam por mail.
Não é um abandono, mas antes uma gestão de tempo.
Por falar em tempo, alguém tem umas horitas que me possa dar?

Deixei mesmo, de actualizar o blog e a página no facebook. Como já referi o tempo não é muito e a vida leva-nos para outros caminhos. Era um projecto que eu pensava, conseguir ajuda para o actualizar diariamente, mas não tive sucesso.

segunda-feira, 22 de março de 2010

A Encomendação das Almas - 5º ENCONTRO



A Encomendação das Almas é uma manifestação popular de carácter religioso em que um grupo de pessoas sai na altura da quaresma, durante a noite, rezando e cantando pelas almas dos mortos.
O seu principal objectivo é justamente rezar pelas almas do purgatório, pedir intercessão pelas almas dos que já morreram e assim reciprocamente, que as almas intercedam pelos que fizeram as orações.
Esta tradição religiosa ainda persiste em diversas freguesias do Concelho da Guarda, juntando grupos de homens e mulheres que, vestidos de negro, saem pela calada da noite, teimando em fazer sobreviver um ritual cuja origem, como na maioria das tradições, se perde no tempo e corre, como tantas outras, o risco de se perder.

A sua continuidade está a ser apoiada pela Câmara Municipal da Guarda que organizará, este ano, na Castanheira, dia 27 de Março, pelas 21h30, o 5º Encontro de Encomendação das Almas. A iniciativa, programada pelo Núcleo de Animação Cultural, contará com a participação de sete colectividades:  Grupo de Cantares “A Mensagem”, Grupo de Cantares “Camponeses de Aldeia do Bispo”, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”, Grupo de Encomendação das Almas da Faia, Grupo de Encomendação das Almas da Castanheira, Grupo de Encomendação das Almas do Marmeleiro, Grupo “Vozes da Quinta” Qtª de Gonçalo Martins e um total de cerca de 180 pessoas envolvidas.
A culminar haverá no final a actuação do Grupo convidado “Cantares de Almeirim e Padre Ricardo Mónica”, na Igreja Paroquial da Castanheira.
Este ano, para além do Encontro de Encomendação das Almas será apresentado, pelas 18h00, na sede da Associação da Juventude Activa da Castanheira, o Catálogo “Encomendação das Almas no Concelho da Guarda – A singularidade de uma tradição secular”.
Esta actividade é dirigida à população em geral.
http://www.mun-guarda.pt

Sem comentários:

Mapa dos MONTES HERMINIOS.